domingo, 19 de agosto de 2012

Sonho, construção e ruína

Aqui tudo parece
Que era ainda construção
E já é ruína

Os versos acima  estão na música “Fora de Ordem”, gravada por Caetano Veloso no disco “Circuladô” (1991). Eles ecoaram em minha mente nesta semana quando caminhei pela Av Sílvio Felício dos Santos, exatamente no trecho recentemente recuperado com verba do Governo de Minas, obra amplamente divulgada pela Prefeitura de Diamantina.

imageDurante a intervenção várias faixas foram estrategicamente colocadas em diversos pontos da cidade. Nelas a obra foi proclamada como  a realização de um grande sonho.  Até no folheto publicitário distribuído pela Prefeitura antes do início da obra víamos uma foto da avenida editada com Photoshop para mostrar um asfalto perfeito. Fico preocupado se o que pode ser visto ao passar por essa importante avenida, porta de entrada da cidade, for considerado como sonho realizado.

Será que perdemos a capacidade de sonhar decentemente?

O que se vê por lá é um cenário de ruína: bueiros quebrados, falta de sinalização vertical e horizontal,  guias mal feitas, passeios quebrados, muito lixo, restos de manilhas, entulhos. Ausência total de regulação urbana. E para piorar, em alguns pontos o asfalto começa a apresentar pequenas rachadura. Será um sonho ou o pesadelo continua?

Com o asfalto e a falta de sialização surge outro grande problema: o excesso de velocidade. Vários moradores da região já relataram a ocorrência de acidentes  e o grande número de carros em alta velocidade. Os motoristas também precisam fazer sua parte.

Enfim, ficam as dúvidas. A obra realmente está concluída? É só isso aí, mesmo? O asfalto vai suportar o próximo período chuvoso? Será que foi apenas uma obra eleitoreira? Ou o restante da obra será feito daqui a quatro anos?

Prefiro ficar com as certezas de Caetano:

Alguma coisa
Está fora da ordem
Fora da nova ordem
Mundial...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário