quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O fio dos Kubitschek

Publicado no Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas 18/09/2012

Praça central de Trebon: arquitetura tradicional e paisagem natural da região atraem amantes do turismo cultural e ecológico (CsechTourism/Divulgação)O que há em comum entre a cidade de Trebon, na República Tcheca, e Diamantina, no Vale do Mucuri, Minas Gerais? O elo foi estabelecido quando o bisavô de um dos presidentes mais populares e amados do Brasil, Juscelino Kubitschek, Jan Nepomuscky Kubitschek, chegou à região, em busca de melhores condições de vida. Uma cadeia familiar que poderá resultar na irmanação das duas cidades. A primeira é, capital da região de Cêské Budêjovice, na Boêmia do Sul, é considerada turística, atraindo visitantes não só por sua arquitetura, mas pela beleza natural de seus bosques. A segunda, dona de um rico patrimônio histórico, é uma das cidades mais procuradas de Minas Gerais pela beleza de seu casario e igrejas, e também pela alegria de sua gente. Além, claro, da musicalidade que tanto encantou JK e que tanta gente atrai em eventos como vesperatas e carnaval.

A ideia, conta o consultor de viagens da Master Turismo, Luiz Augusto Guadalupe, surgiu há três anos, quando, em uma conversa com o senador Eduardo Azeredo, ficou sabendo da ligação de JK com Trebon. O caso havia sido contado ao então senador por seu pai, Renato Azeredo, amigo de Juscelino. Na última semana, o cônsul da República Tcheca em Brasília, Viktor Dolista, esteve em Belo Horizonte para o início das negociações, encontrando-se com a secretária-adjunta de Estado da Cultura, Maria Olívia Oliveira, e o presidente da Filarmônica, Guiomar Ferreira.

Antes de ser concretizada, a irmanação já começa a produzir um intercâmbio cultural entre a República Tcheca e Minas Gerais: segundo o cônsul, seria ótimo trazer a Mostra de Cinema Tcheco, já realizada em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro (nesta cidade, marcada para 25 a 30 de setembro).Viktor Dolista adiantou que o prefeito de Trebon, Ing Jirí Houdek e o conselho da cidade, já aprovaram a irmanação. Falta aprová-la no Legislativo. Se tudo der certo também por aqui, a união deve acontecer no próximo ano, esperam Dolista e Guadalupe.

A simpática Trebon, com cerca de 9 mil habitantes, fica próxima a Cêský Krumlov, um dos lugares mais visitados da República Tcheca, depois da capital, Praga. A distância entre as duas cidades é de 170 quilômetros, que pode ser vencida em 2 horas e meia. O país, bem servido de trens, tem 1,2 milhão de habitantes e 12 patrimônios da Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário