quarta-feira, 24 de outubro de 2012

UTI da Santa Casa de Caridade de Diamantina: quando a qualidade supera as adversidades

Fonte: Liliany Carvalho

clip_image002Localizado em Diamantina, Minas Gerais, em pleno Vale do Jequitinhonha, o CTI da Santa Casa de Caridade de Diamantina foi inaugurado em 2007 como o único centro de referência em Terapia Intensiva para uma região de aproximadamente 600 mil habitantes. Possui 10 leitos, sendo integralmente financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Destacam-se os atendimentos às clínicas de alta complexidade presentes em nossa instituição, tais como Neurocirurgia e Nefrologia, bem como Cirurgia Geral, Cardiovascular e Traumatologia.

Foto: Marcelo Ferreira Souza, coordenador do CTI, e sua equipe.

O serviço de neurocirurgia, habilitado pelo Ministério da Saúde em 2011, é composto por especialistas em todas as áreas, como osteomuscular, neoplasias, procedimentos vasculares e neurotrauma, e está sempre alinhado com as rotinas do CTI, desenvolvendo um trabalho de neurointensivismo pioneiro em nossa região. O serviço de nefrologia presta assistência diária a todos os pacientes com disfunção renal da unidade, contando com dois nefrologistas e com sistema de osmose reversa portátil, bem como com máquinas de hemodiálise de proporção, com controle de ultrafiltração, exclusiva do setor, para tratamento de pacientes que necessitam de terapia renal substitutiva, sem a necessidade de deslocamento até o centro de hemodiálise.

Segundo Marcelo Ferreira Sousa, coordenador do CTI, o apoio que a Santa Casa tem recebido do governo do estado, por meio de recursos financeiros, é fundamental para a sustentabilidade do serviço prestado à população. “Agradecemos ao secretário estadual de saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e ao seu antecessor e atual deputado federal, Marcos Pestana, que enxergaram o potencial da instituição e a sua importância como centro de referência macrorregional em saúde na região do Vale do Jequitinhonha”, afirma.

Ainda segundo o coordenador do CTI, desde a sua inauguração foram atendidos cerca de 2.500 pacientes, com uma média de 500 internações por ano, com alta resolutividade local, reduzindo assim a demanda por leitos de terapia intensiva em Belo Horizonte.

Atendimento multiprofissional

O trabalho no dia a dia do CTI é executado por uma equipe multiprofissional, coesa e motivada, composta por médicos intensivistas, cardiologistas, anestesistas, neurocirurgiões, nefrologistas, cirurgiões gerais e clínicos. Além disso, a equipe conta com fisioterapeutas, pós-graduados em Fisioterapia respiratória/ventilação mecânica, com cobertura presencial 24h. Os profissionais de fonoaudiologia exercem seu trabalho diariamente, bem como os da Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Psicologia.

“Juntamente com o intensivista, ocorre toda manhã uma reunião multiprofissional, quando discutimos detalhadamente cada caso. Neste momento, são definidas as prioridades assistenciais e o alinhamento de nossas ações aos objetivos e estratégias para a melhor recuperação de cada paciente”, explica Marcelo Ferreira.

Contribuição: http://www.somiti.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário