segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Orquestra Ouro Preto realiza apresentação gratuita em Diamantina

imageApós o estrondoso sucesso do espetáculo Valencianas, de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, gravado ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no último dia 03 de novembro, a Orquestra Ouro Preto chega à Diamantina e promove concerto no dia 21 de novembro, quarta-feira, às 20h30, no Teatro Municipal de Santa Izabel. O concerto tem entrada é gratuita, até a lotação máxima do Teatro.

Pela primeira vez na cidade, a Orquestra Ouro Preto, regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, traz a Diamantina um concerto que pretende apresentar suas linhas de atuação e um pouco da história do grupo, indicado ao Grammy Latino como melhor disco instrumental, em 2007, pelo álbum Latinidade e destaque na International Beatle Week 2012 em Liverpool, Inglaterra.

O destaque do concerto fica a cargo da diversidade do repertório, que promete encantar o público. Do repertório canônico, comumente executado por Orquestras de todo o mundo, a Orquestra Ouro Preto apresenta o Adágio de Albinoni, belíssima obra pertencente ao período barroco, composta pelo italiano Tomaso Albinoni (1671 – 1751).

A música de concerto brasileira também será contemplada no programa com Mourão, peça de Guerra Peixe (1914 – 1993) pertencente ao universo do Movimento Armorial, expressão artística concebida pelo escritor pernambucano Ariano Suassuna, que tinha como objetivo criar uma “arte erudita”, a partir de elementos da cultura “popular” nordestina.

Do Jazz ao Negro Spiritual, outro destaque do concerto é a Suíte Americana, arranjo do violinista Mateus Freire (1986 - ) a partir de temas ligados à música americana. Por fim, tendo o compositor e bandoneonísta argentino Rufo Herrera (1933 -) como convidado, a Orquestra Ouro Preto encerra sua apresentação mostrando um pouco de sua verve experimental, formado por milongas e tangos tradicionais, tais como El Choclo e La Cumparsita, até expressões máximas do Nuevo Tango de Astor Piazzola, a exemplo de Adios Nonino, Libertango e Milonga del Ángel, todas especialmente arranjadas por Rufo Herrera.

Orquestra Ouro Preto - A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente. Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, já se apresentou em diversas cidades do país e do exterior. Em seu legado, destaca-se a gravação e o lançamento do disco Latinidades - indicado em 2007 ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental -, a estreia em abril de 2012 do espetáculo Valencianas ao lado de Alceu Valença e a participação em agosto de 2012 na International Beatle Week em Liverpool, Inglaterra. O vasto leque de atuação do grupo chamou atenção da Petrobras que, desde outubro de 2011, é sua patrocinadora majoritária.

O concerto em Diamantina é patrocinado pela Eletrobras e apoiado pela ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇOS

Orquestra Ouro Preto realiza apresentação gratuita em Diamantina

Dia: 21 de novembro, quarta-feira.

Horário: 20h30

Local: Teatro Santa Izabel.

Entrada Franca até a lotação máxima do Teatro.

Sugestão de Fonte: Mo. Rodrigo Toffolo – 31 – 9217 – 0300.

Assessoria de Comunicação

Saulo Rios

31 – 9217 – 0400..

comunicacao.orquestraouropreto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário