domingo, 13 de janeiro de 2013

“Lá vai Maria.”

Autor: Wellington Gonçalves – Graduando. Bacharelado em Humanidades – UFVJM. Janeiro /2013

Diamantinense, uma das grandes figuras do carnaval carioca. Maria Mercedes Chaves, esse é o nome de batismo da ex-passista e ilustre filha da terra conhecida internacionalmente como Maria Lata D´água.

Nascida em Diamantina, hoje aos 79 anos, Maria emana alegria e simpatia, afastada do cenário musical carnavalesco desde 1991, quando se tornou missionária da igreja católica na Comunidade da Canção Nova. Ela nos conta um pouco de sua trajetória, em um bate- papo descontraído, e recorda com muita alegria e saudosismo as passagens que viveu.

“Passei minha infância no Arraial de Baixo aqui em Diamantina, aos sete anos eu já carregar água na cabeça, não tinha encanada, aos 13 anos sai de casa fui tentar a vida no Rio, de diversas formas. Um dia me convidaram para trabalhar num circo, em Nova Iguaçu (RJ), para encher lingüiça até os grandes artistas chegarem, mas eles não chegaram. O circo estava cheio e o patrão não sabia o que fazer. Disse que poderia dançar com uma lata d´água na cabeça. Não aceitaram inicialmente, mas com necessidade acabaram aceitando. No final, tudo deu certo”, conta.

Foi um sucesso, logo após foi convidada a participar do Chacrinha, programa de grande repercussão e audiência nacional, consagrando-a definitivamente Maria Lata D´água. Vieram os convites para desfilar no Carnaval, convidada a desfilar na Escola de Samba Salgueiro, que não aceitou que saísse com a lata na cabeça, mas foi a Portela, outra escola carioca que a manteve como passista, mas desta vez como a Maria Lata D´água, por 45 anos. Participou de desfiles e várias apresentações na Europa, onde viveu por trinta anos, ao casar-se com um suíço. Todo o ano retornava ao seu país de origem, para o tão esperado desfile de carnaval.

image

Maria Lata D‘água, passista da Portela, no título de 1966 Foto: Agência O Globo / 20.02.1966

Imortalizada na marchinha de carnaval Lata d'água de Luís Antonio e J. Júnior, e em três estatuas de bronze, uma delas localizada na Praça Generoso Marques, e em meio ao casario histórico de Curitiba.

Maria Lata D´água é a memória viva, é o resgate da tradição da força de nossas Marias, guerreiras, que enfrentam os obstáculos da vida, com força, fé, coragem e muito samba no pé.

Lata d'água
(Luís Antonio e J. Júnior)
Lata d'água na cabeça
Lá vai Maria
Lá vai
Maria
Sobe o morro e não se cansa
Pela mão
Leva a criança
Lá vai Maria
Maria
Lava a roupa
Lá no alto
Lutando pelo pão
De cada dia
Sonhando com a vida
Sonhando com a vida
Do asfalto
Que acaba
Onde o morro principia

image

Fonte: Maria Lata D´água, em visita a familiares, Diamantina 10.01.2013. Foto Wellington Gonçalves.

Para finalizar Maria Lata D´água deixa um grande abraço para os mineiros e especialmente para os diamantinenses, seus conterrâneos.

Veja o vídeo aqui.

7 comentários:

  1. É gratificante saber que personalidades mineiras se destacaram e destacam até hoje onde o mais importante é nunca desistir dos SONHOS pois com muita persistência chegaremos onde almejamos.

    Ótimo texto, Wellington Gonçalves.
    Parabéns pela iniciativa...

    Grande Abraço.
    Angelo Oliveira
    angelo.status@gmail.com
    Ouro Preto

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto, Wellington. Não conhecia essa história da Maria Lata D'água, embora eu conhecesse a música. Muito, muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Meus sinceros agradecimentos.
    Primeiramente ao gestor do site, Fernando Gripp pela publicação.
    E aos internautas e seus comentários. Valeu Ângelo. Valeu Maria Cristina.

    Wellington Gonçalves.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Wellington, texto muito bem produzido, e é de mera importância para que todos saibam que existem pessoas sem talentos mas sim sem oportunidades para mostra-los.
    Fica aqui o meu abraço e Parabéns ao texto.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Wellington, texto muito bem produzido e serve para mostrar que o todos os seres humanos tem seus talentos e encantos, porém, a sociedade não nos dar a mínima chance de expressa-las. Fica com um abraço meu e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Veja só, em meio ao esse nosso país que cada vez mais esta enfestado de políticos corruptos, ainda sim é possível descobrir grandes valores da nossa linda cultura brasileira de formas simples e objetivas com pessoas que fazem à alegria do nosso Brasil até nos dias de hoje, jeito humilde e sonhador. Maria Lata d´água retrata como é possível vencer nossos desafios com fé, coragem, trabalho e embora muitos obstáculos essa grande mulher fosse hoje a prova viva disso. Então Wellington Gonçalves é lamentável os “governos” investirem apenas em média 1% do orçamento receita para cultura, mas resposta a tudo isso é esse trabalho maravilhoso que você nos proporcionou com essa homenagem a grande artista Maria Lata d´água. Deixo aqui meus sinceros parabéns a não só essa grande mulher, mas as diversas outras que precisão ser descobertas e homenageadas com esse excelente trabalho feito por você Wellington Gonçalves. Parabéns Amigo!

    ResponderExcluir