quarta-feira, 27 de março de 2013

Dengue: 3º BPM Promove treinamento de combate

 

clip_image002Preocupados com o crescimento do número casos de dengue no Estado de Minas Gerais, a PMMG em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou no dia 19 de março último, o Seminário de Combate e Prevenção à Dengue, na Academia de Polícia Militar, sob o tema: “DENGUE TEM QUE ACABAR – É HORA DE TODO MUNDO AGIR”. Participaram do evento todos os médicos e chefes das Seções de Logística das Unidades da PMMG.

O Capitão PM Valdiney e o Tenente Médico Marcelo, do 3º BPM, receberam o treinamento com a missão de multiplicar junto à comunidade em geral, em especial, dentre a classe médica e policial militar, as atividades inerentes ao combate à Dengue.

A PMMG é uma tradicional entidade de apoio às ações dos órgãos de saúde no que ser refere ao Combate à dengue e pretende utilizar sua capilaridade no Estado para auxiliar os municípios na mobilização de todos contra a doença, uma vez que é o único órgão do Estado presente em todos os 853 municípios, além de vários distritos, o que poderá facilitar a difusão das informações e a mobilização comunitária.

Estudos recentes em saúde apontam os resíduos de alimentos, somados com pneus, vasos de plantas e outros, representam cerca de 70% dos criadouros em potencial de dengue. Além disso, quase 90% dos focos do mosquito são encontrados nas casas. Por isso, a necessidade de se sensibilizar a comunidade em geral.

E, considerando que a necessidade de ação e urgente, o 3ºBPM realizou, no dia 25/03/2013, por meio de seu Núcleo de Atenção Ingeral à Saúde – NAIS, uma capacitação para os médicos da região, com foco no diagnóstico e tratamento da dengue. A capacitação foi realizada pelo Tenente PM Médico Dr. Marcelo Ferreira Sousa e contou com o apoio e participação do Dr. Frederico Toledo, médico infectologista e Dra. Denise Resille da Sec. Mun. de Saúde.

Posteriormente, no dia 11/04/13, os militares 3º BPM (de todas as cidades), serão treinados para desenvolver ações de divulgação de informação acerca da dengue e de mobilização da sociedade para identificação e eliminação de focos do mosquito.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 3º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário