sexta-feira, 22 de março de 2013

Leia nesta semama na Voz de Diamantina

Autor: Joaquim Ribeiro Barbosa - “Quincas”

Capa (7)Não poucas vezes disse e hoje repito: Diamantina não se rege pelo calendário gregoriano. Nem pelas fases da lua. E, muito menos, pelas estações climáticas. Mas pelas festas. Cujo elevado número desnorteia o dia-a-dia das pessoas. Daí, talvez, a alegria, o rebuliço, a vivacidade de espírito que tão singularmente identificam os habitantes destes altos de montanha. Que mal conseguem esperar a chegada de suas festividades. Por falta de paciência para aguardá-las, ou pela ânsia de encurtar sua proximidade. Pude notar essa gostosa agonia local numa noite dessas. Em um ambiente tão boêmio que até inspirou Fernando Brant e Mílton Nascimento em uma bela música em que, entre outras sutis e mundanas percepções, eles afirmam: Diamantina é o Beco do Mota.

Pois bem... Era ali que nos encontrávamos... Na antiga zona boêmia deste velho e libidinoso burgo... Hoje, sacrário de recatados e aconchegantes bares, botecos e restaurantes. Entre eles, o Vagalume. Do sempre aceso e esvoaçante Alvimar. Papeávamos sem compromisso, a mordiscar saborosos tira-gostos acompanhados de louras frigidíssimas. Tínhamos ido a pé, em respeito à Lei Seca e aos temíveis bafômetros que já estão medindo os teores etílicos usuais nesta sedenta e botequeira comunidade.

Em meio à conversa fiada que fluía solta, começaram, entretanto, a intercalar-se sons de variados instrumentos. A maioria, de sopro. A impressão era de que eles estavam sendo afinados. Não demorou, porém, para que bonitas e tradicionais músicas sacras se misturassem aos nossos assuntos. Com eles convivendo harmoniosamente e já exalando no ambiente o introspetivo clima da maior e mais importante festa religiosa da cristandade. Assim é que, enquanto conversávamos, antigos e melodiosos dobrados faziam-nos reviver o comovente encontro das imagens do Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores. Cena impressionante que sucede o Domingo de Ramos e dá sequência à lancinante trajetória de Jesus rumo ao Calvário.

Continua na Voz de Diamantina edição 606 de 23 de março de 2013

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 150,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: 38-3531-3129 e 8824-3584 – vozdediamantina@gmail.com

Aline: 38-8811-5707

Nenhum comentário:

Postar um comentário