terça-feira, 5 de março de 2013

"Histórias reveladas" darão o compasso do fHist em 2013

"Histórias reveladas" formam o eixo temático das mesas redondas, oficinas, sessões de cinema e espetáculos da segunda edição do Festival de História, o fHist, que acontecerá em Diamantina, de 19 a 22 de setembro. Com este eixo, o festival pretende trazer à tona importantes fatos históricos do país revelados recentemente, por meio de pesquisas e acesso a documentos antes sigilosos, bem como de outras ações, como a criação da Comissão Nacional da Verdade, que investiga a violação de direitos humanos no Brasil, entre 1945 e 1988. Na Tenda da História, na Praça Doutor Prado, o ofício de reportar a memória e a verdade perpassará os sub-temas do fHist que serão debatidos em 14 mesas redondas por historiadores, autores e jornalistas convidados. Em pauta, um novo olhar sobre temas fundamentais para compreender e passar a limpo a História do país, como o Legado dos Jesuítas; as Rebeliões Coloniais; a Inconfidência Mineira; a Independência do Brasil; a Literatura, História e Educação; a Antropologia Forense; a Ditadura Militar, a Censura e o Futebol; Biografias Reveladas; e a Operação Condor e a Guerra Fria, entre outros. Em todas as outras ambiências do fHist, como no Mercado Velho e no Teatro Santa Izabel, as “Histórias reveladas” marcarão o compasso do Festival.

Um festival construído por todos os parceiros

Outra novidade da segunda edição do fHist é o envolvimento das instituições parceiras na construção da programação. Participam ativamente deste trabalho a Fundação SM, referência em educação na Espanha e com grande atuação na América Latina, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Fundação Biblioteca Nacional (BN), o Projeto República da UFMG, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Prefeitura de Diamantina. Em breve, a programação das atividades do fHist, como mesas redondas, filmes e convidados, começarão a ser disponibilizada no nosso site oficial www.festivaldehistoria.com.br

Como participar

As inscrições para o Festival de História em Diamantina serão abertas no dia três de junho de 2013, com vagas limitadas à capacidade de lugares da Tenda da História na praça Doutor Prado. Cadastre-se aqui para receber informações e notícias exclusivas sobre o fHist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário