segunda-feira, 1 de julho de 2013

Palestra de Ronaldo Fraga aborda a moda como instrumento de reafirmação cultural

Atividade integra programação do MINAS Território da Cultura em Diamantina

O estilista Ronaldo Fraga estará em Diamantina, região central de Minas Gerais, no próximo dia 2, terça-feira, para ministrar palestra sobre inclusão social por meio da moda. A atividade faz parte do roteiro de atrações do MINAS Território da Cultura, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, que teve início na última sexta-feira, 21.

Ronaldo Fraga é reconhecido pela capacidade criativa de propor coleções e projetos de moda que reduzem o distanciamento da produção industrial e artesanal no Brasil. A partir do tema “Tecendo histórias: a moda como instrumento de reafirmação cultural”, o estilista vai apresentar a moda como vetor cultural. Ronaldo Fraga irá abordar, ainda, a economia criativa presente na moda, e explicar como a literatura e a música o ajudam a buscar inspiração para o seu trabalho.

Segundo a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, o talento e a originalidade de Ronaldo Fraga têm elevado o nome de Minas Gerais, e também do Brasil, ao mais alto nível. As atividades desenvolvidas no segmento da moda, hoje, são entendidas pelo governo como fontes constantes para a promoção de emprego, geração de renda e apropriação cultural. “Ronaldo Fraga tem a peculiaridade de criar peças que nos remetem a todo o talento presente no nosso Estado, celebrando, de maneira peculiar, a cultura mineira por meio de suas roupas. Contar com a presença do estilista no roteiro de atrações do MINAS Território da Cultura é, sem dúvidas, uma grande honra”, afirmou.

Ronaldo Fraga destaca a importância da parceira com a Secretaria de Estado de Cultura. Para o estilista, “A Secretaria de Estado de Cultura é sensível em relação à importância dos diálogos entre moda e outras frentes de cultura. Essa iniciativa indica um desejo de estimular a economia criativa no estado”.

Sobre Ronaldo Fraga – O estilista Ronaldo Fraga foi o primeiro e único designer a receber do governo brasileiro a comenda de ordem ao mérito cultural, pelo trabalho de geração de emprego e renda com reafirmação cultural, que vem desenvolvendo nas diferentes regiões do Brasil.

MINAS Território da Cultura – Criado pelo Governo de Minas em 2013 e coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o ‘MINAS Território da Cultura’ é um programa articulado de descentralização da ação cultural que acontecerá ao longo de 2013 e 2014.

Entre os objetivos do programa, estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas e com a iniciativa privada; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e o aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.

Desde seu lançamento, em março deste ano, o programa já passou pela Zona da Mata, pelo Triângulo Mineiro e pelo Sul de Minas, onde a programação se estende até dia 30 de junho. Até o momento, foram realizadas 287 ações, que se desdobraram em 548 programações, em 81 municípios, durante 108 dias.

MAIS INFORMAÇÕES:

www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura

Palestra “Tecendo histórias: a moda como instrumento de reafirmação cultural”
Data:
2 de julho
Horário:
19h30
Local:
Teatro Santa Izabel
Endereço:
Praça Dom Joaquim, 166 – Centro
Informações:
Vítor Cruz / (31) 3915-2646 / (31) 8626-4519 vitor.cruz@cultura.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário