sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Audiência Pública vai debater estadualização da Fevale em Diamantina

Incorporação das associadas à Uemg irá transformá-la em uma das maiores instituições públicas de ensino superior no Estado

Fonte: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, participa, na próxima segunda-feira (2/9), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha de audiência pública para discutir a incorporação da Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha (Fevale) à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Efetivada a transformação, a Uemg vai se tornar a terceira maior universidade mineira. O maior benefício para os estudantes será o acesso à educação universitária gratuita e de qualidade, com mais opções de cursos, pesquisa e extensão.

A audiência pública, convocada pela Câmara Municipal de Diamantina, vai discutir junto à população local, os detalhes do processo de incorporação da Fundação pela Uemg, definida pela Lei 3.948/13 de iniciativa do governador Antonio Anastasia, aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em julho. A partir dela, também fica assegurada a gratuidade aos alunos regularmente matriculados na fundação e a transferência automática para a Uemg. Ao mesmo tempo, a universidade facultará, em prazo definido em regulamento, a renegociação dos débitos para habilitação à matrícula daqueles alunos impossibilitados de renová-la com a fundação associada.

O aspecto democrático da ampliação da Uemg é ressaltado pelo secretário Narcio Rodrigues. “Nós vamos fazer audiências públicas em todas as unidades para discutirmos sobre a encampação, pois o governo foi autorizado a proceder medidas negociáveis. Sabemos que cada instituição tem as suas demandas e elas serão analisadas”, afirma.

Expansão

A ampliação total da Uemg se dará após a conclusão do processo de estadualização das fundações associadas, como também a reestruturação de toda a universidade, contribuindo para que ela se consolide como uma das maiores instituições de ensino superior do Estado. "Estamos criando toda infraestrutura para assegurar comodidade e condições adequadas de aprendizagem para os alunos da Uemg, que devem saltar dos atuais 5.700 para mais de 18 mil após o processo de reestruturação", completa o secretário Narcio.

O número de cursos de graduação oferecidos saltará de 32 para 112, e o de professores subirá de 853 para 1800. Atualmente, a Uemg também oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu e mestrado em Design, Educação e Engenharia de Materiais e um de doutorado em Engenharia de Materiais.

Outras cinco fundações serão incorporadas pela Uemg. São elas: Fundação Cultural Campanha da Princesa, em Campanha, no Sul de Minas; Fundação FAFILE de Carangola, Zona da Mata; Fundação Educacional de Divinópolis, na região Centro-Oeste; a Fundação Educacional de Ituiutaba, no Triangulo Mineiro; Fundação de Ensino Superior de Passos, Sul de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário