domingo, 1 de setembro de 2013

Seminário Visões do Vale discute juventudes do Vale do Jequitinhonha

Para reunir pesquisadores, extensionistas e população local da região do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, acontece em setembro o VIII Seminário Visões do Vale, que tem como tema central "Vale do Jequitinhonha: juventudes, participação política e cidadania". O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro em Turmalina, e no dia 12 em Belo Horizonte, na UFMG Campus Pampulha.

Em sua 8ª edição, o Seminário Visões do Vale é uma das realizações do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, sob a coordenação da pró-reitora adjunta de Extensão, Maria das Dores Pimentel Nogueira. O Programa abarca uma série de projetos nos municípios do Vale do Jequitinhonha. Desta forma, o evento é uma oportunidade de interação entre esses projetos, de áreas como educação, artesanato, desenvolvimento social, mobilização juvenil,etc., com as comunidades e as realidades do Vale.

Neste ano, o evento foi dividido em duas etapas, a primeira em Turmalina e a segunda em Belo Horizonte. O intuito da divisão é aproximar acadêmicos e pesquisadores da população e de agentes governamentais da região, discutindo os dilemas e potencialidades do Jequitinhonha, assim como o significado e a função dos projetos de extensão.

Durante as duas etapas do Visões do Vale, serão realizadas mesas de discussão, compostas por pesquisadores, lideranças locais e representantes políticos das esferas municipal e federal, para debater as especificidades e os desafios das juventudes do Jequitinhonha. Dentre eles, destaca-se a presença da coordenadora-geral de Políticas Setoriais da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria Geral da Presidência, Helena Abramo, na etapa de Belo Horizonte. Além disso, também serão apresentados trabalhos de pesquisa e de extensão que tratam da região.

Participação dos jovens do Vale

A UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, disponibizlou um ônibus para levar jovens de diferentes municípios do Vale do Jequitinhonha até Turmalina, bem como alojamento neste município, para participação na 1ª etapa do Seminário Visões do Vale. Os jovens irão compor a mesa "Juventude e políticas públicas: o que dizem os jovens?" que acontecerá na manhã do dia 7 de setembro.

Do mesmo modo, as juventudes do Vale estarão representadas por lideranças locais que trabalham diretamente com políticas públicas para a juventude, como o coordenador da AMAI de Itinga, Pierry Augusto de Menezes, que participa de mesa em Turmalina; e a Coordenadora da Casa da Juventude de Itaobim, Lia Queiroz, e o vereador de Itaobim, Marcus Vinícius Costa, que integrarão as mesas de Belo Horizonte.

PROGRAMAÇÃO

VIII Seminário Visões do Vale

Belo Horizonte

12 de setembro de 2013

Local: UFMG Campus Pampulha

Auditório A104 - Centro de Atividades Didáticas (CAD 2)

9h Abertura

9h30 Mesa 1: Juventudes e políticas públicas

- Helena Abramo (coordenadora-geral de Políticas Setoriais da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência)

- Igor Thiago Moreira Oliveira (Doutorando FAE/UFMG)

- Lia Queiroz (Coordenadora Casa da Juventude de Itaobim)

11h30 Lançamento de Livros

12h Intervalo Almoço

14h Mesa 2: Juventudes no Vale do Jequitinhonha

- Márcio Simeone Henriques (Fafich/UFMG)

- Marcus Vinícius Costa (Vereador Itaobim)

15h15 Intervalo Café

15h45 Sessão de apresentação de pesquisas

17h Teatro: Pergunte ao defunto

Cia. Trupe a torto e a direito

Projeto Polos da Cidadania

Dramaturgia e direção: Fernando Limoeiro (UFMG)

Lançamento de Livros

Visões do Vale VII: Ocupação e Trabalho - Marizinha Nogueira (org.)

Álbum do II Fórum da Mulher do Jequitinhonha - Marlise Matos e Maria Alice Braga

Estradas da vida: terra e trabalho nas fronteiras agrícolas do Jequitinhonha e Mucuri - Eduardo Magalhães Ribeiro

Lavradores, água e lavouras: estudos sobre a gestão camponesa de recursos hídricos - Flávia Maria Galizoni (org.)

Imagens e Memórias de Itaobim - Elisa Maria Amorim Vieira, Samira Pinto Almeida e Thayane Campos

Trabalhos Científicos

Serão apresentados seis trabalhos científicos durante a 1ª etapa do Visões do Vale e outros cinco na 2ª etapa. A relação completa está no site do Programa Polo Jequitinhonha.

INFORMAÇÕES

www.ufmg.br/polojequitinhonha/Noticias

seminariovisoesdovale@gmail.com

Suporte de Comunicação - 31 34094067

Nenhum comentário:

Postar um comentário