quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Uma nova visão da história de Diamantina

Autora: Maria da Conceição Duarte Tibães

clip_image002O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da Moeda Comemorativa de Diamantina, dando continuidade à série numismática “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”, que deu homenagem a Brasília, Ouro Preto e Goiás, todas agraciadas com o Título da UNESCO. Cunhada em prata, a moeda comemorativa apresentará, no anverso, uma vista do “Passadiço da Casa da Glória”, construção do século XIX, que é um dos marcos da cidade.

No reverso trará uma alusão à Vesperata, evento cultural tradicional da cidade, no qual bandas de música se apresentam nas sacadas dos obrados históricos.

O lançamento está previsto para novembro deste ano.

Justamente, dia 13 de outubro de 2013, completam 12 anos do lançamento do Livro de Resgate da Memória do “Artífice John Rose”, Arquiteto, Mecânico, Minerador, Músico, Humanista e Construtor do “Passadiço da Casa da Glória”, pelos membros de sua família, por se tratar de uma Lacuna na Historiografia do Brasil.

Dia 25 de abril de 1998, em pleno Processo “Diamantina Patrimônio Mundial”, foi entregue à Prefeitura Municipal o Álbum do “Projeto de Cadastramento dos Bens Culturais de Diamantina e Instrumentos de Preservação”.

Para: PREFEITURA - CEBRAC – MINISTÉRIO DA CULTURA – UNESCO.

“A Arquitetura como registro das Transformações no Espaço-Tempo de 1730 a 1998”, “Diamantina e seu passado” - teve como Autora Celina Borges Lemos – Arquiteta Urbanista e Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP e atual Diretora da Escola de Arquitetura da UFMG, juntamente com os Arquitetos Patrimoniais.

Este “Projeto da Contribuição de John Rose na Formação Técnica-Cultural e Arquitetônica e Diamantina” teve como Coordenadores da Pesquisa a Escritora e Pesquisadora Maria da Conceição Duarte Tibães, seu esposo Geraldo Magela Tibães (In Memorian), descendente de John Rose e Antônio Carlos Fernandes, Professor Orientador. (In Memorian).

Infelizmente não mais foi encontrado este Álbum, na Prefeitura Municipal de Diamantina.

Porém este equívoco não ofuscará a Veracidade do nosso trabalho!

Autora do Livro: Maria da Conceição Duarte Tibães

Blog: conceioduarte . blogspot . com

e-mail: mcduartetibaes@bol.com.br

Clique aqui para ler mais sobre John Rose

Um comentário:

  1. Fui muito feliz em conhecer a escritora e pesquisadora Maria Conceição Duarte Tibães, onde ouvi vários e muito importantes relatos que possui sobre a rica história de Diamantina-MG.
    Infelizmente, o livro - O Artífice John Rose, um inglês em Diamantina não é vendido. Assim não podemos nos contemplar com novas cópias. Seria muito importante que houvesse um incentivo da editora, ou de uma nova editora, trazendo uma nova edição!
    Mª Conceição D. Tibães merece este presente!
    João Aguiar Cruz

    ResponderExcluir