domingo, 12 de janeiro de 2014

Revolução digital na palma da mão

Revolução digitalPesquisas recentes apontam que 40% dos celulares no Brasil são smartphones, algo perto de 70 milhões de aparelhos, é o que reportou o Fantástico no último domingo (5/01). A população, a cada dia, se emaranha mais e mais na grande rede mundial de computadores, em especial nas redes sociais.

Vários países mostraram ao mundo o poder dessa ferramenta quando conectada à internet, exemplo da primavera árabe, a onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 2010, graças ao potencial de comunicação e mobilização promovido principalmente pelos aparelhos smartphones.

Alguns toques na tela para abrir várias oportunidades e possibilidades. Clique aqui e ali para capturar vídeo, foto e áudio. Deslize o dedo na tela e espalhe suas ideias e desejos. Grite para o mundo! Assim se configura o século XXI.

Há algum tempo conheci uma plataforma web fantástica chamada URBOTIP, um site/aplicativo de contribuição coletiva para melhorar a vida na cidade. O lema do URBOTIP é: “Vamos criar um mundo melhor!”.

Entendo que com a força coletiva é possível promover a mudança que queremos. É preciso criticar, apontar e cobrar dos nossos representantes, porém é vital proceder com inteligência. Cada poder (legislativo, executivo e judiciário) tem a sua missão e responsabilidade; não adianta brigar com o padeiro porque o pneu do seu carro furou. Isso é desperdício de tempo. Sejamos objetivos!

Vamos lançar mão da tecnologia e das facilidades proporcionadas pela internet. Para mudar e avançar é preciso pensar positivo e agir com honestidade. Apontando as demandas aos órgãos competentes, estaremos desempenhando o verdadeiro papel de cidadão, de pessoas que se preocupam com a coletividade e com a evolução efetiva da sociedade.

Ao poder público, torço que compre essa ideia. Conclame a participação popular, ação imprescindível para que os serviços públicos possam melhorar. Vivemos em um momento que não tem como recuar, a transparência pública é uma exigência legal e, principalmente, uma obrigação moral que veio para diferenciar o gestor preparado e o político competente dos amadores e oportunistas politiqueiros.

Eu estou fazendo a minha parte. Vamos criar um mundo melhor? Invista um pouquinho do seu tempo e conheça o URBOTIP. Assista ao vídeo que explica a ideia do aplicativo e espalhe essa ideia em sua rede.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WgP5LMGhYbU

Site: http://www.urbotip.com

Autor: Ricardo Maciel - Diamantinense formado em Jornalismo, pós-graduado em jornalismo político, membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos – ABCOP e sócio proprietário da Ultra Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário