terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Greve dos Servidores Municipais em Senador Modestino Gonçalves

Texto, fotos e apuração: Jornalista, Paulo Lopes

DSC_2352Servidores públicos filiados ao SINDISEMO/MG (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Senador Modestino Gonçalves) estão em greve e protestam por melhorias salariais, fazendo frente à luta pelos direitos dos servidores públicos da cidade. Os protestantes estão reivindicando melhores condições salariais e Plano de Carreira. As ruas da pequena e popular Mercês têm sido palco da luta por direitos trabalhistas e povoada por manifestantes munidos de cartazes, apitos e consciência coletiva, e após passeata permaneceram frente ao prédio Sede da Prefeitura durante a manhã da quinta-feira (20).

Coincidentemente ou não, uma câmera filmadora foi instalada no prédio vizinho à Prefeitura e de maneira camuflada e estrategicamente posicionada a máquina acompanhou a manifestação que ocorreu em frente à Sede. O curioso é que o prédio onde a mesma foi alojada funciona uma mercearia do atual vice-prefeito e é também a atual casa de um de seus filhos. O ato foi interpretado por alguns dos manifestantes como, pressão psicológica e assédio moral, Leila Lima, servidora municipal e integrante do protesto, publicou em uma rede social. “Sendo filmada ou não, quero meus DIREITOS.”

Uma das moradoras da casa onde a câmera foi instalada, Verônica A. Barbosa, divulgou no perfil da rede social do sindicato uma confissão: “Gostaria de esclarecer que ontem, a Prefeitura nos pediu para usar a varanda de nossa casa para filmar a manifestação. Se era câmera escondida ou não, não sei. Nem eu e nem Paulinelli (filho do vice-prefeito) estávamos em casa, ele estava viajando e eu estava na escola. Não vimos nada de mal em deixar que filmassem, assim como, se fosse um pedido do Sindicato para filmar ou fotografar, as portas estariam e estão abertas. Sou funcionária pública e sempre fui a favor de quem luta por seus direitos.” – publicado na íntegra.

Na assembléia geral do SINDESEMO/MG, também realizada na quinta feira (20/02), o presidente do sindicato, Valdernandes Nunes, esclareceu. “Estamos há muitos anos sem ajustes salariais adequados e plano de carreira. Já fizemos outra reunião com o prefeito atual, mas as contrapropostas apresentadas não foram satisfatórias. Pacificamente, idôneos, e isentos da ‘politicagem’ aguardaremos o atendimento as nossas solicitações. Não temos nada contra o prefeito, só queremos os nossos direitos”. Durante a assembléia nenhum representante legal da prefeitura ou do prefeito apareceu para responder as indagações propostas pela assessoria de comunicação do SINDESEMO/MG.

Ainda sobre percalços e outras dificuldades quanto à aprovação do Plano de Carreira, já elaborado, as reivindicações ainda não foram atendidas e a greve continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário