terça-feira, 1 de julho de 2014

Campanha pelo resgate da verdade e a honra de JK

 Como todos os Reis, Imperadores ou Presidentes de um País, Juscelino Kubitschek de Oliveira é patrimônio do Brasil.

Seus governos como prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil trouxeram como marcas o compromisso com a construção de nossa República, a modernidade, a independência, o compromisso com a justiça social e especialmente com o desenvolvimento econômico, além do respeito à Constituição e a mais ampla garantia de liberdade para todos.

Mais do que isso, JK contagiou o povo brasileiro com uma enorme alegria e esperança em si próprio, como senhor de seu destino, projetando o Brasil em um novo lugar junto às mais brilhantes e generosas civilizações planetárias.

Essa imensa fé despertada no povo brasileiro por JK trouxe-lhe aliados e adversários poderosos; esses últimos perseguiram-no de maneira implacável e sistemática até a sua morte, em 1976.

Vítima de inúmeras acusações infundadas, teve seu mandato de Senador cassado, foi encarcerado e exilado.

Até pouco tempo atrás, as circunstâncias de sua morte ainda estavam cercadas de dúvidas, mas hoje existem inúmeros documentos e depoimentos que comprovam sua ligação com a política de perseguição do Estado durante o Regime Militar, como demonstrado pelo relatório da Comissão da Verdade Vladimir Herzog (veja aqui).

Durante e após sua vida pública, jamais foi provada qualquer acusação feita contra JK, mas sua honra foi deliberadamente destruída. Uma investigação presidida por J. B. Figueiredo chegou à conclusão definitiva de sua inocência. No entanto, esse resultado nunca foi publicado oficialmente.

Recentemente, o Estado brasileiro fez valer o direito à memória e à verdade em relação ao nosso passado. Isso está nos permitindo honrar a memória de cidadãos brasileiros, famosos ou não, vítimas do arbítrio e da força de um regime que se voltou contra seus compatriotas, suas liberdades de expressão e seus sonhos.

É fundamental para o Brasil, para sua história, para seu povo, que o Presidente Juscelino Kubitschek tenha sua honra resgatada de forma indiscutível, e que a grandiosidade de sua obra oferecida ao país e injustamente perseguida seja restaurada a seu crédito.

Assim, na qualidade de cidadãos brasileiros, requeremos à Presidenta Dilma Rousseff e às demais autoridades competentes:

   1. O reconhecimento de que JK foi injustamente acusado, perseguido, humilhado, encarcerado e assassinado por uma política de Estado;

   2. A realização, com as mais altas autoridades da República, da cerimônia de revogação da cassação e devolução simbólica do mandato de Senador da República, bem como de todos os seus direitos. A anistia concedida anteriormente é inadequada neste momento;

   3. A realização de uma cerimônia de sepultamento oficial de JK, com todas as honras públicas concedidas a um Chefe de Estado (honras militares, religiosas, sociais).

Para alcançar a grandeza do nosso presente, é preciso corrigir os erros do passado, mesmo com cinquenta anos de atraso, porque só assim teremos respeito, confiança e liberdade para continuar a obra dos nossos pais e preparar o País dos nossos sonhos.

Saiba mais nos links abaixo:

Assine o abaixo-assinado: http://www.verdadesobrejk.org
Mais informações: https://www.facebook.com/presidentejk
Um presidente foi assassinado I: https://www.youtube.com/watch?v=1rLAT...
Um presidente foi assassinado II: https://www.youtube.com/watch?v=Olvv4...
Um presidente foi assassinado III : https://www.youtube.com/watch?v=Udv6c...

Nenhum comentário:

Postar um comentário