terça-feira, 19 de agosto de 2014

Projeto Social do Rally dos Sertões atende população carente com uma grande novidade

Projeto S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões), que promove ações de entretenimento e saúde junto às populações que vivem próximas às regiões que fazem parte do roteiro do Rally de Sertões, apresenta um container itinerante que servirá de suporte para todos os atendimentos

Enquanto as maiores feras de cross country nacional e internacional correm contra o tempo para superarem as sete etapas da 22ª edição do Rally dos Sertões, em um total de 2.679 km durante sete dias, partindo de Goiânia (GO) no dia 24 de agosto até Belo Horizonte (MG) no dia 30 de agosto, o projeto S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões) – ação social apoiada pela Dunas Race (organizadora do rali), realiza em paralelo atendimentos, palestras e atividades de entretenimento em quatro cidades da região por onde a prova passa, sendo duas delas também sedes do rali.

Este ano, a população terá uma grande novidade: um container itinerante que possui uma estrutura para atender as famílias das cidades, com consultórios médicos, medicamentos e todos os equipamentos necessários, além de contar com uma tela de cinema para exibir filmes em 3D.

“Com essa estrutura conseguiremos poupar tempo de montagem e desmontagem das tendas, podendo oferecer maior período de atendimento e estrutura para a equipe e os beneficiados na ação”, enfatiza a médica Adriana Mallet, coordenadora geral do projeto.

A S.A.S. Brasil promoverá palestras com orientações para a saúde da mulher, doenças relacionadas à água e orientação para construção de cisternas, além de oficinas e entretenimento para as crianças, buscando melhorar a qualidade de vida das populações por onde o Sertões passa. “Acreditamos que capacitar pessoas para replicar conhecimentos e técnicas é tão importante como oferecer tecnologias prontas disponíveis. Por isso, nosso propósito é capacitar profissionais para a construção de cisternas, além de instalarmos filtros como medidas emergenciais às populações que não possuem acesso à água potável”, comenta a Dra. Mallet.

A ação conta com uma equipe médica qualificada de quatro profissionais, sendo três especialistas e uma enfermeira. A equipe focará na prevenção e distribuição de medicamentos e atenderá as cidades de acordo com as necessidades locais. “Em relação aos atendimentos, será realizada triagem de acuidade visual e auditiva, além de distribuição de vermífugos para as crianças. Entre os adultos, triaremos Hipertensão Arterial e Diabetes, oferecendo orientações específicas para cuidados de tais doenças”, completa a médica. No ano passado, o projeto atendeu cerca de 1500 pessoas em cinco das oito cidades que estavam no rali, com uma média de 300 pessoas atendidas por município.

O projeto, que percorre paralelamente a competição do maior evento off road do país, ajuda todo ano milhares de famílias carentes nas pequenas cidades por onde passa. A caravana da S.A.S. Brasil sairá de Campinas no dia 21 de agosto e terá em seu roteiro as cidades Lagoa Santa (GO), Goiânia (GO), Ipameri (GO), São Francisco (MG), Diamantina (MG) e chega junto com os competidores em Belo Horizonte (MG) no dia 30 de agosto.

O belo trabalho desenvolvido pela S.A.S Brasil também possui um canal para doações, com contribuições a partir de 15 reais: http://wings.catarse.me/pt/ sasbrasil2

Todas as ações ao longo do rali serão captadas em vídeos, fotos e entrevistas para uma futura exposição, livro fotográfico e documentário sobre o projeto.

Confira o cronograma da S.A.S. Brasil no Rally dos Sertões 2014:

21/08 – Saída de Campinas
22/08 – Lagoa Santa (GO)
23/08 – Participação do Prólogo em Goiânia
24/08 – Ipameri (GO)
26/08 – São Francisco (MG)
28/08 – Diamantina (MG)
30/08 – Chegada da equipe em Belo Horizonte
Para saber mais detalhes sobre o projeto, acesse:
www.sasbrasil.com.br

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/ sertoesoficial
Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial
YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

Nenhum comentário:

Postar um comentário