sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Voz de Diamantina: filosofando na noite diamantinense

Capa (19)

Algumas vezes tenho comentado sobre a dificuldade de participar da intensa vida festeira deste velho e regateiro burgo. Nunca, entretanto, senti tanto pesar de perder sua rica programação como na semana que passou.

Preso ao compromisso de uma viagem e aos distúrbios que precedem essas eventualidades ou nos bagunçam o cotidiano até depois do nosso retorno, comecei a contabilizar os prejuízos já na quarta-feira. Ao perder o concerto de Natal com que o sempre dedicado Macena e sua equipe brindaram os moradores do Pão de Santo Antônio. Perda dupla, aliás. Pois, naquele mesmo ambiente que me é tão querido e íntimo, deixei de saborear o “Café com Tipógrafos” e ver a secular e portentosa impressora, em que por tantos anos rodou a Voz de Diamantina, ser recolocada em funcionamento.

Assim como não assisti, mais tarde, à apresentação do trabalho de restauração dos acervos do jornal que tenho hoje a honra de editar, quando Sônia Queiroz, Tânia Regina de Luca e James William Goodwin - ilustres personalidades da UFMG, da Unesp e do Cefet-MG - narraram e ilustraram magistralmente o papel da imprensa em Diamantina no início do século XX. Privação que se estendeu mais clamorosamente ainda na noite de quinta-feira, quando a coordenadora do projeto Memória do Pão de Santo Antônio, Ana Utsch e sua dedicada e valorosa equipe expuseram as ações para preservar, dar vida e sustentabilidade ao pequeno, mas importante museu mantido pelo mais antigo asilo da cidade.

Para completar a enfiada de danos musicais, culturais e afetivos, não tenho palavras para expressar minha tristeza de não ter podido presenciar a cerimônia de homenagem ao padre, poeta e professor que, em sua humildade amiga e estimulante, deu sentido ao meu livro “Espiando Diamantina”, ao conceder-me a honra de prefaciá-lo. Guardo essa atenção de padre Celso no topo da minha autoestima, acima, muito acima, das mais importantes e reluzentes medalhas com que já fui laureado.

Início do editorial da Voz de Diamantina - Edição 697, de 20 de dezembro de 2014

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 180,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: (38) 3531-3129 e 8824-3584 - vozdediamantina@gmail.com

Aline: (38) 8811-5707

*A partir da tarde das sextas-feiras, o jornal Voz de Diamantina pode ser adquirido nos seguintes locais: Banca de Geraldinho, Canastra Diamantina e Livraria Espaço B

Nenhum comentário:

Postar um comentário