sexta-feira, 20 de março de 2015

Voz de Diamantina: a mutilação do Diamantina Tênis Clube e seus danosos efeitos às atividades esportivas dacidade

 

Capa (3)

Minha provecta idade me permite lembrar que o verdadeiro nome da Praça de Esportes era Diamantina Tênis Clube. Pelo fato de que nosso pujante centro esportivo de outrora era dotado de bem projetada quadra de tênis. Protegida por altos alambrados, em seu piso de saibro bom número de diamantinenses disputava acirradas partidas desse elegante jogo de origem inglesa e de berço francês. Não me sai também da memória o imponente trampolim para saltos ornamentais, assim como seu vizinho mais baixo, provido de uma prancha, construído também em alvenaria. Os dois arrojados equipamentos permitiam mergulhos ousados, pois o lado da piscina à sua frente tinha quase cinco metros de profundidade. O tamanho da arquibancada de cimento (hoje aparentemente exagerado) era proporcional às multidões de torcedores que as competições de natação atraíam. Frequentes torneios arrastavam imensas e entusiasmadas plateias às quadras de basquete e de vôlei.

Estas saudosas lembranças me afloraram puxadas pela Virada Esportiva realizada no último domingo no que restou de um cenário esportivo que só ficou nas saudades. O expressivo público que compareceu no que restou do Diamantina Tênis Clube remete aos anos 1950/1960. Mas nem de longe se aproxima da quantidade e da vibração daqueles tempos, quando Diamantina irradiava o espírito esportivo, suas bem treinadas equipes de natação viajavam pelo país inteiro, arrebatavam preciosas medalhas e desbancavam consolidados recordes. Também conquistados pelos vários times de basquete e de vôlei da época.

O declínio do esporte diamantinense se deve, em grande parte, às errôneas, contínuas e danosas mutilações que uma série de prefeitos levou a cabo em uma estrutura cuja grandiosidade se deveu à generosa doação feita pelos Irmãos Duarte para sua construção. A grande derrota teve início quando o governo estadual - que provera as principais cidades mineiras com praças de esportes de nível excepcional - declinou desse múnus e, ao mesmo tempo em que se descuidava de sua manutenção, passou a entregá-las às prefeituras que as sediavam.

Início do editorial da Voz de Diamantina - Edição 710, de 21 de março de 2015

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 180,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: (38) 3531-3129 e 8824-3584 - vozdediamantina@gmail.com

Aline: (38) 8811-5707

*A partir da tarde das sextas-feiras, o jornal Voz de Diamantina pode ser adquirido nos seguintes locais: Banca de Geraldinho, Canastra Diamantina e Livraria Espaço B

Nenhum comentário:

Postar um comentário