terça-feira, 8 de março de 2016

Mostra de estudos coreográficos no Teatro Santa Izabel


MOSTRA DE ESTUDOS COREOGRÁFICOS
com a participação dos grupos/intérpretes: Calista (S. G. Rio Preto), Cambar Coletivo (dança-teatro), Projeto Processo Criativo em Dança, Alexia Macedo (dança ventre), Mariana Simões (Afro - ATS) e Bárbara Malavoglio (dança clássica indiana)

Dia 12 de março de 2016 às 20 horas

Teatro Santa Izabel
Diamantina-MG

Ingressos (10 reais) na bilheteria do Teatro Santa Izabel neste sábado, 12/03/2016 das 14 às 17 horas e das 19:30 às 20 horas

Obs.: A arrecadação da bilheteria será inteiramente utilizada para pagamento da luz (300 reais), taxa do teatro (130 reais), água/frutas do camarim (50 reais), operador de som e luz (100 reais) e ajuda de custo/produção destinada aos grupos/solistas convidados (o restante arrecadado).

Programa


Estudo Coreográfico nº. 1
Concepção e direção: José Rafael Madureira
Música: Extrado da obra IIris (ClaireDiterzi/Philippe Decouflé)
Intérpretes: Daniel Gonçalves, Mônica Lucinda, Alexia Macedo, Hozanan Leal e Flor Murta


Grupo Calista
Coreografia e direção: Lara Costa Veloso
Música: El Lela Dub (Tony Mouzayek)
Intérpretes: Amanda Porto, Ana Angélica, Beatriz Lopes, Cecília Leite, Marina Maia, Maria Fernanda, Maria Eduarda, Maria Cristina, Paula Lopes e Talyta Leão 


Malika
Concepção e interpretação: Alexia Macedo
Música: Beats Antique (Relic)


Estudo Coreográfico nº. 5
Concepção e direção: José Rafael Madureira
Música: Manhã no hotel (Zbigniew Preisner)
Intérpretes: Mônica Lucinda, Daniel Gonçalves, Flor Murta, Andreia Yonashiro, Marion Hesser e Bárbara Malavoglio

Ìrìn ìjìji - sete ritos para Macbeth
Concepção e interpretação: James Turpin
Direção de Coreografia: Ana Beatriz Almeida
Direção: Flávio Rabelo
Músicas: A grande mãe e Anunciação (Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz)



Fusão Afro - Epahei!
Concepção e interpretação: Mariana Emiliano Simões
Mùsicas: Oya (Ibeyi) e Deixa a gira girar (Os Tincoãs)


Estudo Coreográfico nº. 4
Concepção e direção: José Rafael Madureira
Música: Variações para uma porta e um suspiro (Pierre Henry)
Intérpretes: Daniel Gonçalves, Mônica Lucinda, Alexia Macedo, Hozanan Leal e Flor Murta


Dança Clássica Indiana Bharatanatyam
Interpretação: Bárbara Malavoglia
Músicas: Slokas e Tisra Alarippu - Rukmini Devi Arundale, Javali “E Ra RaRa” - C.V. Chandrasekhar



Participantes da MOSTRA DE ESTUDOS COREOGRÁFICOS


PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA é um projeto de extensão contemplado pelo Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (PROEXC/UFVJM) e coordenado por José Rafael Madureira. Escrito em consonância com as Metas do Plano Nacional de Cultura, este projeto tem como propósito a pesquisa criativa em dança-teatro a partir de uma orgânica relação com a linguagem musical e sonora. O resultado cênico produzido em conjunto com os intérpretes que atualmente participam do projeto (Mônica Lucinda, Daniel Gonçalves, Flor Murta, Alexia Macedo e Hozanan Leal) vem sendo apresentado nas escolas públicas de Diamantina e região. O projeto teve início em março de 2015 e já realizamos quatro estudos coreográficos apresentados em 16 sessões para um público total estimado em 479 espectadores. Até o presente momento contamos com a parceria das seguintes instituições: EMEI Prof. Hugo Pereira, Escola Estadual Profa. Isabel Mota, Escola Estadual Matta Machado e Teatro Santa Izabel.

GRUPO CALISTA é um projeto de ensino de dança árabe coordenado pela professora Lara Costa Veloso na cidade de São Gonçalo do Rio Preto (MG). Atualmente o grupo é composto por 52 integrantes entre crianças a partir de 4 anos, jovens e mulheres de todas as idades.

ALEXIA MACEDO é natural de Belo Horizonte e pratica a dança do ventre desde os 5 anos de idade, tendo estudado com Renata Soyer, entre outras. Atualmente participa como intérprete solista do Projeto Processo Criativo em Dança.

JAMES TURPIN é nascido na Inglaterra e vive no Brasil desde 2009. Teve seu treinamento de ator e performer na Rose Bruford College (Londres) e na École International du Théâtre Jacques Lecoq (Paris). Trabalhou como criador e performer em diversos trabalhos teatrais no Brasil e na Europa. É membro fundador do Cambar Coletivo.


ÌRÌN ÒJÌJI - SETE RITOS PARA MACBETH é um evento imersivo de dança-teatro e pretende aproximar o universo dos ritos de morte do Recôncavo baiano, a partir da abordagem desta temática na tragédia de Shakespeare. No intuito de instrumentalizar o universo filosófico de tais rituais, abordam-se pontos de contato entre as tradições afro-brasileiras e celtas, ambas historicamente oprimidas pela lógica ocidental e seu processo civilizatório. Um processo criativo multi-instrumental dentro das artes do corpo é desenvolvido de modo a tecer uma ampla rede de técnicas para assimilação de saberes não verbais.

MARIANA EMILIANO SIMÕES é doutora em Antropologia (UFF), mestre em Artes Visuais (UFRJ), graduada em Artes Cênicas (UFMG) e especialista em História da África e do negro no Brasil (Universidade Cândido Mendes). É pesquisadora vinculada ao Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição (PPGA/ UFF) e professora de Artes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. É idealizadora do projeto Corpo Raiz, que promove atividades voltadas para o desenvolvimento da consciência corporal.

BÁRBARA MALAVOGLIA é graduada em Dança (UNICAMP) e pratica a dança clássica indiana Bharatanatyam desde 2004. Cursou o Professional Studies Program no José Limón Institute em Nova York. Em 2015, estreiou Mangalam, espetáculo de dança Indiana de Sônia Galvão. Dentre suas criações de destacam o solo Estudo Para Estratégia (2014), Explosion (2013), performance criada a convite da galeria "Cage" em NYC ; o duo “Despetalado Cabaré” (2011) com direção de Daniela Gatti que ganhou o prêmio FICC da Prefeitura de Campinas; o solo “Coração Entreaberto” (2010) com direção de Marina Milito, fomentado pela FAPESP; e o espetáculo “Nove Ensaios Sobre a Vontade” (2007), criado no projeto Oficina-Montagem conduzida pela Cia. Confraria da Dança.


BHARATANATYAM é uma dança teatral que surgiu nos templos do Sul da Índia há mais de 2.000 anos. Até hoje ela concentra a energia de seres humanos para viver a beleza dos números e os mitos dos deuses em forma de poesia rítmica orgânica. A geometria celeste e a percussão dos pés no chão marcam os detalhes de cada gesto, olhar e expressão dessa arte milenar.


FICHA TÉCNICA
 
Coordenação
 
José Rafael Madureira
 
 
Produção
 
FLOR MURTA
 
WARLEY MATIAS
 
RENATO VALADARES
 
Realização
 
PROJETO PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA
 
GRUPO DE ESTUDOS EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DE DANÇA, TEATRO E MÚSICA (CNPq/UFVJM)
 
Apoio
 
DIRETORIA DE CULTURA (PROEXC/UFVJM)
 
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (FCBS/UFVJM)
 
TEATRO SANTA IZABEL
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário